Eu sei que o título deste post parece um atentado contra a língua portuguesa, mas eu explico. Pokémon é um nome inventado no Japão, cujo plural é “Pokémon”. Se eles fossem brasileiros, eu não teria problemas em chamá-los de “poquemons”. Apesar dessa distância cultural entre os nossos países, é interessante notar como alguns monstrinhos de bolso se parecem com bichinhos característicos do nosso querido Brasil. Conheça alguns deles:
1.Sandshrew
Esse pokémon terrestre se parece com um tatu, que é um animal nativo do continente americano. Nos países de língua espanhola ele é chamado de “armadillo” (em Portugal, “armadilho”).
2. Drowzee
Drowzee é um pokémon psíquico especializado em hipnose. Seu parente brasileiro é a anta, o maior mamífero terrestre nativo do Brasil. Bem que o nome dele em portugues poderia ser “Dráuzio”(não tive a intenção de ofender quem se chama assim).
3. Snorlax
Esse pokémon enorme passa a maior parte do tempo dormindo. Acredito que ele seja um tipo de bicho-preguiça. Se bem que é muito difícil de imaginar um Snorlax pendurado numa árvore.
4. Squirtle
Olhando pra um Squirtle, o primeiro animal que me vem à mente é uma tartaruga marinha. Várias espécies de tartarugas põem seus ovos em praias brasileiras (e há 35 anos são protegidas pelo Projeto Tamar). O que nem todo mundo se dá conta é que o squirtle é metade esquilo: squirtle = squirrel (esquilo) + turtle (tartaruga). Os genes da tartaruga devem ser dominantes.
5. Ekans
Uma serpente com um chocalho na cauda só pode ser uma cascavel. Essa cobra nativa das Américas dá o nome a um município no estado do Paraná. Já percebeu que Ekans ao contrário é “snake”? Ekans evolui para Arbok, que ao contrário é “kobra”.
6. Articuno
Ave raríssima, azul celeste e de cauda longa. Essa descrição vale tanto para Articuno quanto pra ararinha-azul, que está ameaçada de extinção. Articuno é um dos três pokémon lendários que nos ensinam a contar em espanhol: ArticUNO, ZapDOS e MolTRES.
Em um videogame, essa seria uma bela equipe Pokémon. Mas se você encontrar um desses bichos Brasil afora, por favor nem pense em capturar.
Joel Mozart – Designer, ilustrador e músico. Autor do CD Todo Ser Que Respira.
referências: pokemon.com | arkive.org | tamar.org.br
assista também: Pokémon GO | Lendários & Raid Battles
Não quero dizer que esteja errado, mas, O Snorlax não é baseado em preguiças mas sim ele seria “a representação física da Hibernação”. O pokemon que foi baseado diretamente da preguiça é o Slakoth e suas evoluções, e o sandshrew foi baseado mais no pangolim do que o tatu. Mas tem outros pokemons baseados em bichos brasileiros como o Electrike e sua evolução o Manectric que são baseados no lobo guará, o Hitmontop baseado na capoeira, o Chatot que é baseado no Papagaio.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Valeu Arthy. Muito obrigado pelas contribuições.
CurtirCurtir