6 Pokémon da fauna brasileira

6 pokemon da fauna brasileiraEu sei que o título deste post parece um atentado contra a língua portuguesa, mas eu explico. Pokémon é um nome inventado no Japão, cujo plural é “Pokémon”. Se eles fossem brasileiros, eu não teria problemas em chamá-los de “poquemons”. Apesar dessa distância cultural entre os nossos países, é interessante notar como alguns monstrinhos de bolso se parecem com bichinhos característicos do nosso querido Brasil. Conheça alguns deles:

sandshrew1.Sandshrew
tatuEsse pokémon terrestre se parece com um tatu, que é um animal nativo do continente americano. Nos países de língua espanhola ele é chamado de “armadillo” (em Portugal, “armadilho”).

Drowzee2. Drowzee
antaDrowzee é um pokémon psíquico especializado em hipnose. Seu parente brasileiro é a anta, o maior mamífero terrestre nativo do Brasil. Bem que o nome dele em portugues poderia ser “Dráuzio”(não tive a intenção de ofender quem se chama assim).

snorlax3. Snorlax
preguiçaEsse pokémon enorme passa a maior parte do tempo dormindo. Acredito que ele seja um tipo de bicho-preguiça. Se bem que é muito difícil de imaginar um Snorlax pendurado numa árvore.

squirtle4. Squirtle
tartaruga-marinhaOlhando pra um Squirtle, o primeiro animal que me vem à mente é uma tartaruga marinha. Várias espécies de tartarugas põem seus ovos em praias brasileiras (e há 35 anos são protegidas pelo Projeto Tamar). O que nem todo mundo se dá conta é que o squirtle é metade esquilo: squirtle = squirrel (esquilo) + turtle (tartaruga). Os genes da tartaruga devem ser dominantes.

ekans5. Ekans
cascavelUma serpente com um chocalho na cauda só pode ser uma cascavel. Essa cobra nativa das Américas dá o nome a um município no estado do Paraná. Já percebeu que Ekans ao contrário é “snake”? Ekans evolui para Arbok, que ao contrário é “kobra”.

articuno6. Articuno
ararinha azulAve raríssima, azul celeste e de cauda longa. Essa descrição vale tanto para Articuno quanto pra ararinha-azul, que está ameaçada de extinção. Articuno é um dos três pokémon lendários que nos ensinam a contar em espanhol: ArticUNO, ZapDOS e MolTRES.

Em um videogame, essa seria uma bela equipe Pokémon. Mas se você encontrar um desses bichos Brasil afora, por favor nem pense em capturar.

Joel Mozart – Designer, ilustrador e músico. Autor do CD Todo Ser Que Respira.

referências: pokemon.comarkive.orgtamar.org.br

todo sertodo pokemon que respira
assista também: Pokémon GO | Lendários & Raid Battles

Anúncios

Sobre Joel Mozart

ilustrador, animador e compositor.
Esse post foi publicado em desenho, pokémon, viagem na maionese e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para 6 Pokémon da fauna brasileira

  1. Arthy disse:

    Não quero dizer que esteja errado, mas, O Snorlax não é baseado em preguiças mas sim ele seria “a representação física da Hibernação”. O pokemon que foi baseado diretamente da preguiça é o Slakoth e suas evoluções, e o sandshrew foi baseado mais no pangolim do que o tatu. Mas tem outros pokemons baseados em bichos brasileiros como o Electrike e sua evolução o Manectric que são baseados no lobo guará, o Hitmontop baseado na capoeira, o Chatot que é baseado no Papagaio.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s