Aserehe? Descubra a origem reveladora de 5 músicas brasileiras

aserehe Você já se perguntou o que quer dizer “aserehe”? “Uh tererê”? “Agamamou”?
Então prepare-se para grandes descobertas.

1.Ragatanga

Em 2002, a banda Rouge lançou “Ragatanga”, uma versão da música “Asereje”, do grupo espanhol “Las Ketchup”:

Até aí, tudo bem. É normal que artistas brasileiros façam versão de músicas internacionais. Mas o que significa “asereje” em espanhol? Nada. Então essa é a hora em que sua cabeça explode:

“I said a hip hop the hippie the hippie
To the hip hip hop, a you don’t stop
The rock it to the bang bang boogie
Say up jumped the boogie to the rhythm of the boogie
The beat”

Rapper’s Delight, do grupo The Sugarhill Gang é uma música de 1979 que fez muito sucesso. A música influenciou muitas gerações e foi reproduzida, por exemplo, na batida de 2345meia78 (Gabriel o Pensador) nos anos 90. Infelizmente, a geração que teve a infância/adolescência no começo dos anos 2000 (me incluo nessa lista) já não fazia mais idéia da música original.

Agora experimente ouvir Ragatanga novamente. Ela conta a história de um rapaz latino que gostava de sair para dançar e cantava sua música preferida mesmo sem fazer idéia do que ela significava em inglês. Faz todo o sentido. Mas calma aí que tem mais.

2. Uh Tererê!

Com certeza você já ouviu esse “grito de guerra”, em uma festa, ou quem sabe numa torcida de futebol. Tererê (ou tereré) é uma bebida feita com erva-mate, muito popular no Centro-Oeste do Brasil, mas acho que não é desse tererê que estamos falando. Só ouça:

Whoomp! There it is – Tag Team (1992)

Dizem que se pausar o vídeo em 1:00 dá pra ver o presidente dos EUA, Barack Obama. Dá uma conferida. Opa, tá aí!

3. Olha Que Menina Linda

Você está numa festa de formatura, de repente começa a tocar “Olha que menina linda, linda, olha que menina…” com coreografia e tudo:
Que menina é essa? e quem é essa sogra? Não sei.
Mas o vídeo abaixo faz um pouquinho mais de sentido: “Follow the leader” significa: “siga o mestre”. “I love Soca” não quer dizer “eu gosto da sogra”; Soca é um ritmo musical latino-americano, que está no nome do grupo do Suriname que gravou a música: “The Soca Boys”.

4. Só as cachorras

Essa não é tão surpreendente, afinal as duas músicas fizeram muito sucesso nos anos 2000. Mas eu coloquei nessa lista porque a versão em português às vezes faz esquecer como era boa a música dos Bahameses do Baha Men: Quem soltou os cachorros?

5. Agamamou

Pra fechar com chave de ouro. Eu lembro de ouvir na minha infância uma música com um ritmo gostoso, com um refrão que não saía da cabeça: “(…)Tá querendo balançar…”. Em 2009, o grupo Art Popular gravou um Acústico MTV e chamou Jorge Benjor, que claramente foi uma das influências pra esse samba-funk:

Que legal! Mas o que é agamamou? Tcharam:

“Got My Mojo Working”, foi gravada nos anos 50 e tem uma disputa de direitos autorais, que eu não saberia explicar aqui. Mas é boa! Minha tradução livre seria: “Meu borogodó funciona”. letras das músicas comparadas Se sente mais leve, agora que essas questões existenciais não afligem mais sua alma? Então compartilhe com os amigos e salve a infância/adolescência deles também.
Sabe de mais alguma música que entraria pra essa lista? escreva nos comentários.

Joel Mozart Cantor, compositor e desenhista.

Veja também:
Clipes brasileiros de animação que você já viu ou precisa verO que acontece como uma família de artistas sobe junta no palco? Joel Mozart - Todo Ser Que Respira Clipes brasileiros de animação que você já viu ou precisa ver
O que acontece quando uma família de artistas sobe junta no palco?
JoelMozart.com

Sobre Joel Mozart

ilustrador, animador e compositor.
Esse post foi publicado em arte, música, Musica, viagem na maionese e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Aserehe? Descubra a origem reveladora de 5 músicas brasileiras

  1. Talita disse:

    Nossa muito legal essa postagem, é importante sabermos as origens das musicas.

    Curtido por 1 pessoa

  2. só pra complementar: o arranjo de Rappers Delight também não é original. Foi tirado d´´a música “Good Times” do Chic do mesmo ano. O Chic sim foi influência em toda a música pop do final dos anos 70 pra frente. Produziram Diana Ross, Madonna (Holiday) e diversos outros artistas. Até David Bowie caiu no som dançante do Chic. O guitarrista e um dos mentores do Chic está por aí até hoje. É o Nile Rodgers que participou de ‘Get Lucky” do DAFT PUNK.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s