Como entender a Bíblia?

A Bíblia é uma coleção de pelo menos 66 livros, escritos ao longo de muitos anos por muitas pessoas diferentes. Cada um desses livros tem suas características, de acordo com a sua época, sua região de orígem, seu autor ou com o estilo literário escolhido. Pra mim isso é incrivelmente precioso.

Eu amo a Bíblia. Principalmente porque ela conta a história de um cara que eu admiro e amo: Jesus. Não só no Novo Testamento, mas desde o Antigo Testamento (começando em Gênesis) podemos perceber a expectativa que os patriarcas, reis e profetas hebreus tinham em relação ao Messias.

O apóstolo Paulo de Tarso escreveu ao seu discípulo Timóteo que toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar. Será que ele imaginou que um dia 13 das suas cartas seriam reunidas no mesmo volume das Escrituras que ele amava?

A Bíblia tem sido chamada de “Palavra de Deus” pela cristandade, mas eu preciso fazer uma ressalva antes de concordar:

Acredito que a Bíblia, quando lida à luz do coração humano, é palavra de homens. Não só por que foi escrita por pessoas, mas porque reflete o coração de quem a lê.
Pra mim, a Palavra de Deus é a Bíblia lida à luz do Espírito Santo, porque só assim ela poderia refletir o coração de Deus.

São Paulo de Tarso também disse que “a letra mata e o Espírito vivifica”.

O que é o Espírito Santo? Não consigo descrever. Eu sei que é algo que você pode pedir a Deus e receber, como Jesus falou e eu creio que estou experimentando.

o verbo se fez carne

Todos os evangélicos lêem praticamente a mesma Bíblia, que não é muito diferente da católica. Apesar disso, ao longo da História a igreja cristã praticou heresias e se dividiu milhares de vezes.

Em uma das orações de Jesus, testemunhada por São João, ele pediu que todos os seus discípulos (incluindo os que ainda creriam) fossem unidos, assim como ele é unido com o Pai. Acredito que isso vai se cumprir. Não imagino uma grande igreja uniforme, mas uma enorme Igreja multiforme vivendo em unidade. Eu sonho participar disso.

Este texto é pra dizer que eu amo a Igreja, mesmo discordando de muitos caminhos que a cristandade toma. Pra ler a Bíblia eu peço a Deus Pai que o Espírito Santo me ajude a conhecer o Filho, Jesus, em unidade com a Igreja. Seguir Jesus é a melhor coisa na minha vida; e olha que eu tenho uma esposa incrível, família e amigos muito legais. É nisso que eu acredito. E você, no que acredita?

Sobre Joel Mozart

ilustrador, animador e compositor.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s