O que está acontecendo no Brasil hoje produz em nós sentimentos muito fortes: a indignação contra a injustiça, mas também a esperança por transformação.
A indignação tem virtudes: ela nos tira da nossa zona de conforto. A indignação enxerga o erro e nos impele a falar veementemente. O problema, é que a indignação é surda e insensível. Ela pode ofender e ser injusta sem perceber.
Quanto à esperança, a bandeira do Brasil fala sobre esperança. As palavras da nossa bandeira foram incorporadas de um lema da filosofia positivista que é: “ o Amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”.
Você percebeu que falta uma palavra na nossa bandeira? O Brasil precisa de Amor. Nós precisamos de amor. Nós sofremos com a injustiça de pessoas que agem sem amor. E aqui está um segredo que Jesus ensinou: sabe como lidar com uma pessoa que não tem amor? Dê amor a ela.
Dizem que o amor é cego. E talvez, por ser cego é que ele seja capaz de perceber além do que os olhos veem. O amor escuta muito bem. O amor é paciente, o amor suporta qualquer coisa e o amor supera tudo.
O positivismo diz que o amor é o melhor princípio. E eu digo mais: Jesus me ensina que o amor é também o melhor meio e o melhor fim.
Então, que a indignação nos tire da zona de conforto, mas antes que ela fale por nós, vamos submeter as nossas palavras e as nossas ações ao amor.
Eu espero que esse texto já tenha demonstrado que eu o fiz porque te amo. E ainda que eu nem te conheça, eu te amo. Eu te amo porque Deus te ama e o amor dele não tem pré-requisitos, nem limitações. Deus te ama simplesmente porque ele é amor.
Um homem há quase 2000 anos provou: o amor muda o mundo.
Com amor,
Joel Mozart, pecador amado por Deus.